domingo, 21 de maio de 2017

Beijo de João de Deus

Beijo
Beijo na face
Pede-se e dá-se:
             Dá?
Que custa um beijo?
Não tenha pejo:
             Vá!

Um beijo é culpa,
Que se desculpa:
             Dá?
A borboleta
Beija a violeta:
             Vá!

Um beijo é graça,
Que a mais não passa:
             Dá?
Teme que a tente?
É inocente...
             Vá!

Guardo segredo,
Não tenha medo...
             Vê?
Dê-me um beijinho,
Dê de mansinho,
             Dê!



Como ele é doce!
Como ele trouxe,
             Flor,
Paz a meu seio!
Saciar-me veio,
             Amor!

Saciar-me? louco...
Um é tão pouco,
             Flor!
Deixa, concede
Que eu mate a sede,
             Amor!

Talvez te leve
O vento em breve,
             Flor!
A vida foge,
A vida é hoje,
             Amor!

Guardo segredo,
Não tenhas medo
             Pois!
Um mais na face,
E a mais não passe!
             Dois...



Oh! dois? piedade!
Coisas tão boas...
             Vês?
Quantas pessoas
Tem a Trindade?
             Três!

Três é a conta
Certinho, e justa...
             Vês?
E que te custa?
Não sejas tonta!
             Três!

Três, sim: não cuides
Que te desgraças:
             Vês?
Três são as Graças,
Três as Virtudes;
             Três.

As folhas santas
Que o lírio fecham,
             Vês?
E não o deixam
Manchar, são... quantas?
             Três! 


9 comentários:

  1. João de Deus de Nogueira Ramos,Representa ao lado de Júlio Dinis, a transição do Romantismo para as primeiras manifestações realistas. Abandonando certos temas ultrarromânticos, João de Deus se aproxima das composições populares, produzindo textos escritos em linguagem simples e métricas variadas, o que lhe valeu a admiração dos jovens realistas.  O amor (às vezes, de concepção camoniana), a religiosidade, a sátira, os versos curtos e melódicos (revelando a influência de Tomás Antonio Gonzaga) completam as características da poesia de João de Deus.

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  2. João de Deus de Nogueira Ramos, mais conhecido por João de Deus, foi um eminente poeta lírico e pedagogo, considerado à época o primeiro do seu tempo, e o proponente de um método de ensino da leitura, ... Wikipédia
    Nascimento: 8 de março de 1830, Silves, Portugal
    Falecimento: 11 de janeiro de 1896, Lisboa, Portugal
    Principais trabalhos: Cartilha Maternal, Flores do Campo, Folhas Soltas, Campo de Flores
    Formação: Universidade de Coimbra
    Género literário: Poesia

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  3. A primeira estrofe nos mostra que não ha nada de mais em dar um beijinho. O poeta fala da inocência do beijo.

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  4. O poeta usa de rimas emparelhadas. Ex: (face / da-se)
    Beijo na face
    Pede-se e da-se:
    E utiliza também, rimas interpoladas. Ex: (Dá / Vá)
    Dá?
    Que custa um beijo?
    Não tenha pejo:
    Vá!

    O poema é constituído por quintilhas e cada verso dessas quintilhas tem cinco sílabas. Ex: Bei/jo/na/fa/ce

    Como recurso estilístico, usa a personificação (A borboleta beija a violeta)
    E a repetição (Dá? / Dá? / Dá?)

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  5. Muito legal o poema e gostei da sua análise Ana assim consegui entender mais sobre ele 👍😊

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  6. Obrigada Lígia, pela oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a Literatura Portuguesa.

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