segunda-feira, 27 de março de 2017

Principais características do Romantismo Português

Publicado por Ana Fázio de Freitas

Principais características do Romantismo Português:

a) Volta ao passado: Para fugir dos conflitos presentes, os românticos se voltavam para o passado, especialmente a Idade Média
b) Subjetivismo: O homem abandonou a visão universalista do homem clássico e passou a ter uma visão individualista. A realidade era revelada pelo impulso pessoal e não pela imposição de uma escola.
c) Sentimentalismo: A emoção passou a predominar sobre a razão, inversamente ao que se pretendia no Classicismo. Daí o exagero tanto em prosa como em verso.
d) Culto a Natureza: O mar, a floresta, os rios, a noite, as ruínas, os penhascos, o mistério, tudo passou a ser tema poético para o romântico.
e) Liberdade criadora: O romântico arrogava a si o direito de julgar o belo e o verdadeiro. Era a independência no modo de se expressar, livre de regras estanques. A única regra: a inspiração.
f) Idealização do mundo: Os românticos buscavam um mundo perfeito e ideal que compensasse este mundo de sofrimento. Era a evasão e o sonho.
g) Idealização da mulher: O romântico convertia a mulher em anjo, em figura poderosa e inatingível.
h) Fé e cristianismo: Enquanto o Classicismo cultuava a mitologia pagã, o Romantismo acreditava em Deus e nas suas ações grandiosas.
i) Ânsia de reformas: Os românticos queriam reformar o mundo, as instituições e a arte. Daí o culto aos grandes personagens da história.
j) Linguagem popular: Da linguagem erudita e clássica passou-se à linguagem popular e à poesia sem metrificação rígida.

3 comentários:

  1. A subjetividade é uma novidade no Romantismo, é muito interessante observar a maneira como o autor observa o mundo e muitas vezes tem uma visão idealizada e até mesmo longe da realidade vivida.

    ResponderExcluir
  2. É isso mesmo Gabrielle!
    No romantismo, o poeta se expõe, deixa aflorar os seus mais íntimos sentimentos, idealiza um mundo melhor, um amor perfeito.

    ResponderExcluir
  3. Bom seria se os seres humanos resgatassem algumas características do romantismo.
    Culto a natureza - que valorizassem o meio ambiente como elemento vital para nossa sobrevivência, e por quê não, como uma bela poesia, uma obra prima do criador?
    Idealização do mundo - que todos idealizassem um mundo melhor, mais justo, mais fraterno e que lutassem para que esse mundo florescesse, viesse a existir, não fosse apenas idealizado.
    Ânsia de reformas - Bom seria se todos, unidos, lutassem por reformas políticas, sociais, uma vez que o nosso país está devastado pelo crime e corrupção.
    Sentimentalismo - Bom seria se todos deixassem fluir de seus corações, o mais puro dos sentimentos, onde, entre a emoção e a razão, a emoção fosse capaz de falar mais forte.

    ResponderExcluir