segunda-feira, 27 de março de 2017

Romantismo e as Mídias Sociais.

Publicado por Eduarda Araujo de Freitas e Gabrielle Euflausino de Araujo

Tema: Romantismo e as Técnologias

Introdução
 Quando vamos estudar uma escola literária é muito importante sabermos o contexto histórico do período para podermos nos localizar e perceber o quanto o momento histórico pode, ou não, influenciar as criações literárias e artísticas da época. O Romantismo é um movimento surgido na Europa no fim do século XVIII e está ligado à Revolução Industrial e à Revolução Francesa. A Revolução Francesa fez com que houvesse o declínio do absolutismo e a ascensão da burguesia. A burguesia que já tinha poder econômico, queria agora o poder político. A burguesia ascendeu ao poder e com isso, veio o desejo de se ver pintada na arte. O Romantismo é um movimento burguês e traz uma revolução não só para a literatura e para as artes, mas também no comportamento humano. O Romantismo marcou o fim do neoclassicismo. Temos agora o predomínio da emoção, o sentimentalismo e principalmente, a subjetividade. Há a interpretação subjetiva da realidade, como eu sinto e vejo o mundo e as coisas que acontecem a minha volta. Em alguns autores essas características são mais presentes do que em outros, mas essas temáticas são sempre abordadas nessa escola.

Objetivos
Os alunos pedem cada vez mais pelo uso de tecnologias em sala de aula, tendo assim uma aula mais dinâmica e que os faça ter interesse pelo assunto apresentado. É difícil entrar em uma sala de aula e não se deparar com um aluno que não tenha um celular dentro da mochila. Isso quando não tem um celular e outros aparelhos tecnológicos que fazem a cabeça da garotada.
O objetivo do blog Aprendendo Literatura, é apresentar conteúdos relacionados à literatura e chamar a atenção da importância da integração do ensino de literatura por meio das novas tecnologias de informação. O blog é a extensão da sala de aula, aqui nós podemos interagir com o aluno e ajudar a esclarecer suas dúvidas e curiosidades.

Justificativa
É preciso muito mais que 50 minutos para a aprendizagem do conteúdo dado em sala de aula. Por isto, a necessidade de fontes educativas na internet que atraiam a atenção do estudante, e ele possa reforçar cada ver mais seu conhecimento através de algo que faz parte do seu dia a dia e que o deixa entusiasmado. Estudar literatura é viajar por outras épocas, países, investigar e descobrir coisas que nem imaginamos. A internet é uma excelente aliada e a diversão é sempre garantida, o melhor é poder viajar sem sair de casa.

Metodologia
Nossa proposta é inserir o Romantismo através das mídias sociais, facilitando o entendimento do leitor, fazendo com que ele tenha vontade de conhecer e se aprofundar no assunto, isto será feito através de publicações de vídeos, debates, posicionamentos críticos, autores do Romantismo que tiveram grande influência no movimento literário dentre outras informações que estarão contidas em um blog.

Referências
Livro:
MOISÉS, Massaud. A Literatura Portuguesa. São Paulo: Cultrix, 2009. 36ª Edição, página 576.



Blog: aprendendoliteraturablog.blogspot.com

Vamos todos juntos nos aventurar pelo Romantismo português.


Integrantes:
Ana Maria Fázio de Freitas 
Eduarda Araújo de Freitas 
Gabrielle Euflausino de Araújo 
Júlia Carrero

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Sempre muito bom sabermos o contexto histórico do momento para compreendermos melhor a escola que surgi. Muito legal saber que a Revolução Industrial e a Revolução Francesa estão diretamente ligadas ao Romantismo.

    ResponderExcluir
  3. Olá, pessoal.
    Passei por aqui. Continuem postando.

    ResponderExcluir