segunda-feira, 27 de março de 2017

Literatura Portuguesa (Contexto histórico)



Publicado por Ana Fázio de Freitas.

A Literatura Portuguesa teve início no século XII e conta com ilustres representantes.
Luís de Camões, Antero de Quental, Eça de Queiroz, Fernando Pessoa, Florbela Espanca, Mário de Sá-Carneiro, Almada Negreiros, Sophia de Mello Breyner Andresen e José Saramago são alguns dos mais importantes nomes da história da Literatura Portuguesa. Das mãos desses escritores nasceram célebres obras que compõem um inestimável legado para a cultura lusófona.
Entende-se como literatura lusófona toda a produção literária escrita em língua portuguesa.
A literatura portuguesa influenciou sobremaneira a construção de nossa identidade literária, visto que as primeiras manifestações da literatura nacional ocorreram durante o período colonial. Portanto, conhecer as origens da literatura portuguesa é fundamental para compreender a nossa própria literatura.
Os primeiros registros da literatura portuguesa datam do século XII. Em virtude da integração cultural e linguística entre Portugal e Galícia que havia, esses registros foram feitos em galego-português. Atualmente, a Galícia, região localizada na Península Ibérica, pertence ao território espanhol, conforme nos mostra o mapa a seguir:


Os primeiros registros da literatura portuguesa foram feitos em galego-português em virtude da integração que havia entre Portugal e Galícia 


A Literatura Portuguesa, assim como a Brasileira, foi dividida em escolas literárias. 
Era Medieval:       Trovadorismo        Humanismo                 
Era Clássica      Renascimento Barroco             Neoclassicismo 
Era Romântica:     Romantismo          Realismo          Naturalismo 
                             Simbolismo            Modernismo 

Retrataremos aqui, somente a origem do Romantismo Português. 
O romantismo é um movimento amplo de vida e arte que teve início no final do século XVIII e se estendeu até a primeira metade do século XIX. Estava associado às mudanças sociais e políticas provocadas pela Revolução Industrial e pela Revolução Francesa. Com seu tríplice ideal de liberdade, igualdade e fraternidade, a revolução quebrava o império do absolutismo iluminista e difundia pela Europa todo um clima favorável à ascensão da burguesia ao poder. 
No final do século XVIII, já surgiam na Europa os primeiros sintomas do Romantismo: primazia da emoção sobre a razão, retorno à natureza e ao sentimento religioso, revalorização da Idade Média e tendência ao exótico e ao sobrenatural. 
Entretanto, a fusão desses sinais num movimento mais consciente deu-se entre 1797 e 1810 aproximadamente. Primeiro na Alemanha, com a poesia de Goethe e Schiller, em seguida na Inglaterra, com o romance de Walter Scott e a poesia de Byron. Mas é a partir da França que o estilo difundiu-se por toda a Europa, com Madame de Stael, Chateaubriand, Lamartine, Victor Hugo e outros. 
O Romantismo foi um movimento artístico-cultural de grande envergadura e profundidade. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário